sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mãos à obra!



Olá "Praceiros".

Como viram as obras começaram pra valer.
Estão fazendo a terraplanagem no terrenos e fazendo as marcações dos condomínios I e II.

Vou postar um comentário do comprador Arq. Sergio Farias (Praça I, Jasmim, 271).


Entendam as etapas das obras:


Foram iniciadas as sondagens, após isso está sendo feita a movimentação do solo, terraplanagem, demarcações dos lotes e demarcações de área geral para definição e desdobro do loteamento. 
Serão dois quarteirões, o 1° com duas torres e o 2° com três torres. Terá também uma rua que será doada à Prefeitura de Diadema e que separará os dois condomínios. 
De acordo com as normas de construção, geralmente uma obra de grande porte são divididas em 5 etapas.


São elas:

1° - Movimentação de solos, terraplanagem, escavações, fundações, nivelamento e estacas. Geralmente esta 1° etapa leva de 3 à 6 meses.


2° - Início das lajes e início das estruturas (colunas estruturais, vigamentos, e estacas).
Esta etapa geralmente leva de 1 à 3 meses.


3° - Estruturas gerais, tubulações de esgoto, instalações de equipamentos urbanos, previsões de rede elétricas, gás, e outras instalações, paredes e colocações de portas e batentes, esquadrias e poços de elevadores, escadas e caixas d´águas, piscinas, guarita, garagem coberta, quadras, etc.
Geralmente estas etapas duram 8 meses à 1 ano.


4° - Acabamentos internos e externos, paisagismo, equipamentos urbanos como playground, etc), pintura, detalhamentos gerais etc.
Duração de 3 meses.


5° - etapa final, vistoria, instalações técnicas, laudo do corpo de bombeiros, vistorias externas e entrega de documentos (habite-se).


As obras de acordo com a Legislação e de acordo com o Estatuto e Código de Obras, variam de 2 à 3 anos para serem entregues de acordo com a variação do desenvolvimento das construtoras,
vendas, incorporadoras e trâmites legais políticos e econômicos que garantem a entrega do empreendimento dentro dos prazos previstos em leis e contratos.

A GMK, tem bom histórico no cumprimento dos contratos e prazos de entregas, tendo até, alguns entregues em prazos record.

Estamos de olho! ;)

Assinatura com a CEF.

O pessoal vem comentando aqui sobre a assinatura do contrato de financiamento com a CEF. E não é por menos também. Como comentei acima, as obras começaram, e o problema é que só poderemos cobrar algum possível atraso das obras à partir da data que assinarmos com a CEF. Ou seja, se assinarmos apenas em dezembro, fica valendo para a construtora a data inicial das obras como dezembro.
Outro problema é que o INCC vem cobrando agora nos boletos, correção em cima de correção.

Até a assinatura da CEF vai funcionar assim:

* Receberemos os contratos, memoriais e planta da unidade por correio.

* Aguardaremos a Choice nos chamar para uma primeira entrevista. Nessa, é onde entregaremos os documentos que eles solicitaram e fazemos uma "Análise de Risco". Essa análise serve para checar se temos as condições de arcar com o financiamento e garante por um período de 6 meses a validade dos documentos que entregamos.

* A Choice chama para uma segunda entrevista, onde marca para irmos em uma agência da CEF localizada na Ladeira Porto Geral, Centro de São Paulo abrir uma conta corrente. Essa conta corrente servirá para pagarmos os boletos do Financiamento.

* Após a abertura da conta é só esperar chegar os cartões pelos correios e aguardar a CEF chamar para a assinatura. Alguns informaram que a CEF deve chamar um lote de 60 moradores por vez moradores para assinar todos no mesmo dia, o que deve ser realizado em um ambiente grande, coisa que em uma agência comum não poderá acontecer. A estimativa é que todos assinem em 1 semana.

Bom, por enquanto é isso pessoal.

Tem mais fotos no nosso Flicker, confiram.

Até mais.

Douglas Calabres

17 comentários:

Leandro disse...

Muito boa estas informações, principalmente para os iniciantes(como eu).

Abraços vizinhos!

Douglas e Dayane disse...

Obrigado Leandro. Qualquer coisa você pode mandar um e-mail para mim, seja para pedir ou enviar infos. douglascalabres@hotmail.com

Seremos vizinhos. Vc estará no andar em cima do meu rsrsr.

Leandro disse...

Opa tranquilo, Douglas.
E isso ai vamos trocar informações vizinho rsrs.

Se quiser pode me add no msn: leandrocalux@hotmail.com

Sarah disse...

Gostei deste post. Porém, acho que tem uma informação que não está correta.

O período de construção da obra é em relação ao que está no contrato que assinamos com a construtora, e não com o CEF, o da CEF é apenas financiamento.

Ou seja, no contrato que assinamos com a construtora a previsão de entrega da chave é para ago/2013, podendo ter aqueles seis meses de atraso. O contrato com CEF, que é para o financiamento, não pode alterar em nada este cronograma, se são seis meses de atraso a partir de ago/2013 todos os dias que passarem a mais, deverão ser reembolsados à nós, pela construtora.


PS: recebi o contrato assinado pela construtora, finalmente...mais um passo :)

Douglas e Dayane disse...

Olá Sarah, essas infos eu coletei com os moradores que frequentam o blog.

Sarah disse...

Oi Douglas.

Eu vi alguém fazendo este comentário mesmo, eu também frequento o blog :) mas acho que está incorreto. Não faz sentido!!!!!

Renato disse...

Oi vizinhos, comprei a minha na PRAÇA II - Torre Lirio, realmente pelo que entendi no contrato assinado com a Construtora foi que seria entregue as chaves em AGO/2013, seria bom consulta um advogado.
Passei hoje lá na obra e ja tem caminhões e um pessoal trabalhando, nem o plantão de vendas existe mais.

Abs..

Thiago Urbano disse...

Boa tarde, Alguém já recebeu algum ligação da choice?

Thiago Mompean disse...

Somos obrigados a abrir conta na CEF???????

Thiago Mompean disse...

Douglas,

Sugiro, se você ou alguém souber a respeito, um novo tópico com infirmações sobre o INCC e/ou eventuais acréscimos nas parcelas. Acho que é um assunto confuso pra todos. Eu particularmente, estou com dificuldade em entender algumas coisas:

- é devida a cobrança mesmo antes do ínicio das obras e/ou assinatura com a CEF?

- como ficaram as despesas mensais a partir da assinatura? Parcelamento da entrada (no meu caso e de muitos, acrescido do tal INCC + "juros da CEF" (ouvi dizer algo do gênero, também não sei explicar ao certo). O que pagaremos até as "chaves", afinal?

Thiago Mompean disse...

Me desculpem, só mais uma dúvida que surgiu: quem pagou a entrada a vista, esta tendo alguma despesa atualmente?

Sarah disse...

Olá, Thiago.

Vou tentar te explicar o que eu entendi. Rsrsrs

Somos obrigados a abrir conta na CEF por causa do financiamento!!!

Nós vamos pagar os seguintes itens até as chaves:

- “as comissões”: que foram aqueles cheques que deixamos no dia que fechamos o contrato com a construtora. Variou muito na negociação do cliente com a construtora, algumas pessoas pagaram a vista e outras, não. Por exemplo, no meu caso, pegamos o valor total de todas as comissões e dividimos em 4 (pelo que eu me lembro).
PS: Acho que quase todos já terminaram de pagar essa parte, se não terminaram, estão para terminar.

- as parcelas mensais e anuais estão sendo reajustadas mês a mês, de acordo com a variação do INCC.

- em relação aos juros que vão rolar, por falta da “validação” do financiamento, esta, se eu não me engano, cairá junto com a parcela da entrega da chave.

Acho que é isso...

Thiago Mompean disse...

Olá Sarah.

Obrigado!

No meu caso: paguei as comissoes (+ SATI, e etc...), paguei os "30, 60, 90", e tenho ainda 26 mensais (4 pagas) corrigidas pelo INCC e 3 semestrais. Isso tudo fora as chaves, a documentação (escritura e etc...) e esse "juros" de que tanto tenho medo!

Pois é, ontem fiquei "encucado" com isso e fui me informar. Realmente a CEF obriga as pessoas a abrirem conta em razão e algumas operações, entre elas o Financiamento Imobiliaria (entre eles o MCMV)...uma pena, sou funcionário do BB. Não vai ser legal abrir conta na concorrência! rs

Então...tinha entendido da seguinte maneira, por favor me corrijam se eu estiver errado: hoje pagamos um boleto (referente a entrada, pra quem não pagou a vista), corrigido mensalmente pelo INCC.
Ouvi dizer que quando a CEF aprovar todos os financiamentos, emitira a todos nós um segundo boleto, mensalmente, com uma nova cobrança, referente ao juros de liberação de material e de construção (que diziam ser caracteristicos do "credito associativo).
Pagariamos um boleto com o que "devemos" pra construtora, corrigido pelo INCC, e um outro boleto para a CEF.
Sarah, naõ sei se estamos falando a mesma coisa (tanta coisa pra pagarmos!!!), mas essa despesa viria mês a mês, e não em uma só tacada junto com as chaves.

Leandro disse...

Pessoal bom dia!

Só para complementar o post do Douglas, na parte que fala sobre o prazo de entrega do apartamento, o que esta escrito no contrato na cláusula V (Da Data prevista para o término das obras)

"O prazo previsto para término das obras é de 24 meses contados a partir da assinatura do contrato a ser firmado entre a VENDEDORA, o COMPRADOR e a Caixa Econômica Federal-CEF, conforme dispõe o presente instrumento."

É realmente temos que ficar atentos para assinar com a caixa o mais rapido possível né!

Abraços

Juliana disse...

Thiago, referente a esse boleto da caixa, de juros, como será calculado esse valor?

Thiago Mompean disse...

Olá Juliana...
Então, também gostaria de saber com certeza!

Pelo que entendi, que me explicaram lá no dia, a CEF vai liberando dinheiro aos pucos para a construtora, para que ela erguer o empreendimento. Esse dinheiro liberado, mês a mês, para a construtora, tem um juros cobrado pela CEF, e esse juros é rateado e repassado para os compradores, não para a construtora. Então teriamos que, além da entrada corrigida pelo INCC, dividir e pagar esse juros.
Agora, sobre o que e baseado no que é calculado esse juros, como saberemos quanto está sendo repassado a construtora mês a mês, e se isso realmente é verdade, não sei dizer. Alguém sabe sobre isso?

Day Kelly disse...

Boa noite vizinhos!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...